29/04/2014 - REGULARIZAÇÃO DE TERRAS EM MATO GROSSO
29 de Maio, 2014 - 15:20
Parlamentar denuncia que servidor do Incra está incentivando grilagem de terra em MT
O deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), fez uma denúncia na Câmara dos Deputados esta semana de possíveis interesses financeiros, no conflito agrário na Gleba Nhandú, em Novo Mundo. Ele ainda apontou Luiz Cesar Solano, executor do Escritório Regional do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – como principal incentivador de grilagens.
“Esse rapaz não tem competência alguma para estar à frente do Incra, só se encontra lá por indicação política. Em Novo Mundo lotes são vendidos como grandes negócios e esse Solano é um dos maiores agenciadores de terrenos”, disse ele.
O parlamentar informou ainda que diversas denúncias foram repassadas a ele, envolvendo o nome do servidor público, supracitado, quando esteve no município em visita, como coordenador Frente Parlamentar de Regularização Fundiária do Legislativa Estadual. No mesmo dia Dilmar participou de uma conciliação agrária, onde disse que os assentamentos criados pelo Governo Federal, se tornaram favelas rurais, por conta da demora.
Ele ainda pediu agilidade na solução do conflito, justificando que as invasões ocorridas causa insegurança jurídica e causando impacto no comércio do município.
Dilmar disse ainda, que entregou um documento ao Ministro do
Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, solicitando que a gestão das terras e a regularização fundiária da Gleba Nhandú sejam delegados ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).